Como ter comportamentos resilientes, flexíveis e criativos?
Falar sobre o desenvolvimento da resiliência é apaixonante para nós da SOBRARE. Nossa rotina diária tem sempre o objetivo de mostrar aos leitores como desenvolver comportamentos resilientes, flexibilidade e ações criativas para a superação das adversidades.
Como já dito em diversos outros posts, algumas pessoas tiveram oportunidade ao longo da vida de aprender a desenvolver competências e habilidades que favorecem o fortalecimento e o amadurecimento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, para lidar com as experiências adversas que causam impactos. Porém, existem pessoas que não desenvolveram essas competências e habilidades ao longo da vida e precisam aprender hoje como desenvolvê‐las para conquistar um viver saudável e com qualidade.
Quando passamos por uma situação adversa que coloca em risco nossa sobrevivência, precisamos desenvolver resiliência. Essas experiências adversas impactantes geram consequências e sintomas com efeitos:
● Emocionais: irritabilidade, ansiedade, dificuldades para dormir, depressão, hipocondria, sentimentos de alienação, burnout e, consequentemente, dificuldades nas relações familiares, profissionais e sociais.
● Cognitivos: dificuldade de concentração e evocação da informação, o que pode tornar mais difícil a aquisição de novas informações ou a tomada de decisões.
● Comportamentais: dependência de álcool e tabaco, alimentação inadequada, falta de exercício (por exemplo, devido ao cansaço), autossabotagem e outros comportamentos destrutivos.
● Fisiológicos: problemas musculoesqueléticos, em particular dores nas costas, cefaleia, fibromialgia, imunidade enfraquecida e problemas digestivos e cardiovasculares.
E como lidar de modo adequado e equilibrado com as experiências adversas para sofrer menor impacto de seus efeitos e consequências? Como ter comportamentos resilientes, flexíveis e criativos?
A resiliência emerge como um instrumento das Ciências Humanas para descrever pessoas que aprenderam ao longo da vida a adaptar‐se positivamente, com flexibilidade e criatividade, favorecendo comportamentos adequados para lidar com experiências adversas impactantes e sair dessas experiências fortalecidas e amadurecidas.
O que fazer se não houve, ao longo da vida, condições favoráveis para aprender condutas adequadas e assim adaptar‐se positivamente com comportamentos flexíveis e criativos? A aprendizagem pode ocorrer a qualquer momento, desde que haja predisposição. Como a resiliência se desenvolve por processo de aprendizagem, ela pode ser aprendida e desenvolvida em qualquer fase do desenvolvimento das pessoas.
O que é preciso fazer é começar a trabalhar com as crenças que carregamos. Quando desenvolvemos a percepção do significado dessas crenças e o modo como elas nos afetam, conseguimos elaborar novas estratégias e caminhos para alterar pensamentos que podem estar nos impedindo de ter comportamentos resilientes, flexíveis e criativos.
É necessário desenvolver um processo de aprendizagem que favoreça a aquisição de habilidades que capacitem e fortaleçam as pessoas no desenvolvimento de condutas adequadas (condutas resilientes) para enfrentar experiências adversas impactantes, que muitas vezes geram angústia, sofrimento extremo, paralisia, enfraquecimento e consumo de energia, impossibilitando a realização de objetivos pessoais e profissionais.
Uma atitude que ajuda a construir condutas resilientes é atribuir novos significados às crenças, analisar e identificar quais comportamentos ou pensamentos geram estresse ou inviabilizam a construção de comportamentos flexíveis e criativos. Garantir uma limpeza no passado e nas crenças limitantes ajuda a ganhar consciência de questões que ainda podem estar impactando sua vida no presente.
Ao ter conhecimento profundo de si, é possível estabelecer novos e melhores objetivos e passos para a vida. Isso traz desenvolvimento de novas competências e habilidades, auxilia no crescimento e motiva a realização de grandes empreendimentos. Aprender a lidar adequadamente com experiências adversas por meio de condutas resilientes favorece: descobrir suas forças e virtudes; reduzir os efeitos e consequências do estresse; alcançar bem‐estar; amadurecer; elevar a autoestima; e melhorar desempenho e sucesso.
Se ainda não foi possível aprender a lidar com experiências adversas com comportamentos adequados, não esqueça: sempre é tempo de aprender a desenvolver competências e habilidades para expressar condutas resilientes na vida pessoal e profissional.
