O que é resiliência?

Resiliência é agir com pensamentos e comportamentos flexíveis para enfrentar as adversidades de forma estratégica e com menor impacto negativo.

O pensar de modo estratégico, a partir de oito habilidades, resulta no comportamento resiliente.

A ligação entre estas áreas é indispensável à flexibilidade cognitiva e comportamental nos momentos que estamos enfrentando desafios, conflitos e as turbulências do dia a dia.

Essa habilidade de agir com resiliência é construída por meio de nossas crenças mais profundas, que possibilitam organizar caminhos para transcender os empecilhos da vida e ter um olhar prospero para um futuro com superação.

É importante ressaltar que essas crenças relacionadas com a resiliência são estruturadas no desenvolvimento de nossas histórias de vida.

Quando temos uma história de vida que proporciona criar crenças flexíveis e adequadas nas áreas da resiliência, estaremos mais aptos para enfrentar as situações de adversidade com maior potencial de visualizar, compreender e tomar decisões que serão apropriadas para superar as dificuldades que temos em diferentes momentos de vida.

E quando existe uma situação onde é necessário ter uma conduta e comportamentos resilientes?

O que podemos fazer?
Quais são os pensamentos que nós devemos estar atentos para mudar nosso comportamento?

Ao pensar em como agir com resiliência, é importante observar os pensamentos que estão relacionados com a situação espinhosa. Então, olhar para si e entender quais são as suas convicções que estão diretamente vinculadas com os seus comportamentos de resiliência. Lembre-se, nem todos os pensamentos estão ligados com a resiliência, concorda?

As crenças e convicções que você tem sobre seu time de futebol ou sobre um passeio do final de semana, não estão vinculadas a resiliência. A não ser que … aí resida uma complexidade.

Confira quais são as oito áreas da vida que estão ligadas à resiliência:

✅ Autocontrole
✅ Analisar o Contexto
✅ Autoconfiança
✅ Leitura Corporal
Empatia
✅ Conquistar e manter pessoas
✅ Otimismo
✅ Sentido de vida

Como ser resiliente?

Basta uma pesquisa no Google, para encontrar diversas referências sobre resiliência colocadas como uma característica de personalidade.

Você já deve ter visto ou escutado frases como:

“Fulano é resiliente”
“O que é uma pessoa resiliente?”.

Então, fica alguns questionamentos:

A resiliência é uma característica inata das pessoas?
Podemos aprender como desenvolver a nossa resiliência ao longo da vida?
O que nos capacita para estarmos resilientes diante de determinada dificuldade ou turbulência?

Aqui na SOBRARE, desde 2009, temos estudado os comportamentos de resiliência em diversos grupos de pessoas e em diferentes situações de vulnerabilidade. Por meio desses estudos foi possível comprovar que a resiliência não é um traço de nossa personalidade, e sim um padrão de comportamentos que, por meio de treinamentos específicos, podemos mudar e desenvolver ao longo de nossas vidas.

Cada um, de acordo com suas crenças e convicções, terá seu jeito peculiar de estruturar as áreas da resiliência e alavancará seus recursos para enfrentar as situações de dificuldades de formas diferentes.

Portanto, podemos reforçar que estar resiliente em uma determinada dificuldade, não significa que será resiliente em outras situações.

Por exemplo: podemos ter um comportamento resiliente em nosso ambiente familiar, porém, termos dificuldades de enfrentar um fore estresse no ambiente de trabalho.

Por este motivo, cada um de nós teremos diferentes reações mesmo quando estamos enfrentando a mesma situação. Em alguns casos seremos capazes de superar a adversidade de forma flexível e equilibrada, já em outras situações nos tornamos imaturos e desestruturados.

Criamos um Guia para você aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre autoconhecimento e resiliência. Para ter acesso, basta clicar nesse link.

Siga a SOBRARE no instagram para receber mais conteúdo e informações: @Sobrare_