Resiliência e Psicologia Positiva no processo de Coaching


19/06/2013 | Publicado por SOBRARE | 1 Comentário


A modalidade de atuação designada como Coaching é aquela realizada por uma pessoa externa ao ambiente da atividade em si, em geral, objetivando conduzir alguém na aprendizagem de seus próprios recursos para percorrer o seu próprio caminho. Nesse sentido o coach não necessita ser um especialista na temática discutida no processo, não faz ou interfere. Verdadeiramente sua atuação está em percorrer junto, questionar, oferecer feedback positivo, incentivar a aquisição dos conhecimentos e assim promover a autodescoberta (International Coach Federation – ICF).

Resiliência e Psicologia Positiva no processo de Coaching

Resiliência e psicologia positiva no processo de Coaching

O processo de Coaching em Resiliência tem como um dos seus pilares a resiliência e Psicologia Positiva (PP). Resiliência e psicologia positiva se relacionam diretamente, pois os dois campos de estudos acreditam ser de fundamental importância levar em consideração as potencialidades das pessoas. Durante o processo de Coaching em Resiliência a pessoa é direcionada para enxergar o futuro com esperança e otimismo, não ficando presa ao passado.

O foco da resiliência e Psicologia Positiva está nos aspectos saudáveis das pessoas, para o que elas possuem de melhor, seja no âmbito comportamental, social ou biológico. Trabalha com aspectos como a alegria, felicidade, esperança e com as atitudes que despertam para o equilíbrio físico e mental. Pesquisadores, em seus estudos, têm concluído que o cultivo dessas emoções, descritas acima, permitem que as pessoas experimentem a felicidade por um maior período de tempo em suas vidas.

As pessoas quando buscam identificar o que elas precisam para desenvolver uma “vida boa e saudável” acabam descobrindo que possuem forças e virtudes, como a capacidade de amar, de ser original, criativo (a), esperto (a), de perdoar, de ter coragem, de ser perseverante, de ser sábio (a), de ser sensato (a) e de que possuem habilidades para desenvolver relações interpessoais saudáveis.

O profissional de Coaching focado em resiliência e que trabalha com a Psicologia Positiva deve encorajar seu cliente no sentido de rever suas crenças de uma forma positiva, abrindo novos caminhos para alcançar excelência em resiliência. O programa do Coaching em Resiliência possibilita traçar um plano de ação resiliente que permite às pessoas conquistarem uma condição equilibrada para administrar o estresse do dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional.

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts



1 Comentário

  1. joselito disse:

    muito bom gostei……….



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *