Quem Somos

Conheça nossa história


A SOBRARE - Sociedade Brasileira de Resiliência é uma organização que tem seu foco voltado para projetos consistentes na área do desenvolvimento humano em resiliência. A SOBRARE atua para fortalecer pessoas. Para que elas se superem por meio de suas potencialidades e fortalezas. Sua filosofia é capacitar profissionais que atuam nas áreas Educacional, Corporativa, Familiar, no Terceiro Setor e nas esferas do Governo para que possam atuar como agentes de mudança para dinamizar atitudes e comportamentos resilientes diante de condições de risco e vulnerabilidade nas situações de adversidades e elevado estresse. Este trabalho tem o objetivo de:

  • Capacitar Gestores de Pessoas em resiliência em ambientes pessoais e profissionais.
  • Mapear os níveis de resiliência em escolas, orientando e capacitando adolescentes e jovens para que tenham condições de alcançar um alto rendimento emocional no contexto educacional.
  • Prover autorização e subsídios na coleta de dados por meio da escala de resiliência validada a pesquisadores acadêmicos em Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos, Monografias de MBAs, Mestrados e Doutorados.

A SOBRARE é legalmente registrada na Receita Federal, CRP de São Paulo e demais órgãos fiscais como uma organização de atividades de gestão, assessoria, consultoria, orientação e assistência prestada ao sistema e ao processo educacional. Está qualificada como agência promotora de integração entre UNIVERSIDADE-EMPRESA, visando incentivar a pesquisa científica, a inovação tecnológica e o ensino voltado para o DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO – EMPRESARIAL. Para tanto está habilitada perante essas instituições a trabalhar com os serviços de testes vocacionais e os serviços de avaliação educacional, a promoção de programas de intercâmbio do conhecimento entre acadêmicos e as atividades das fundações de apoio à pesquisa ligadas às universidades e à área do trabalho. Toda essa articulação, atualmente, podem ser identificadas nos convênios que estão em vigor com as universidades ANHEMBIMORUMBI; USP (PRO AMITI); UFERJ (LAPRENF); UNIV. DEL CHILE; FUNDAÇÃO VANZOLINI (USP); PM RJ _ UNIRIO e ABRH-SP. Esses convênios se referem tão somente às pesquisas desenvolvidas que envolvem o apoio da CAPES e CNPq. Afora esses convênios citados, há dezenas de universidades que já se utilizaram da SOBRARE para efetivar suas pesquisas em TCCs, MBAs, Mestrados e Doutorados.

Visão

Desenvolver e oferecer tecnologias, serviços e produtos de análise e coleta de dados sobre a resiliência no âmbito Acadêmico, Área de Trabalho, Clínico, Educacional e Vida Urbana, com ética, engajamento social e ambiental, assegurando respeito, seriedade e profissionalismo na coleta, organização e divulgação de seus dados.

Missão

Promover divulgação científica sobre pesquisas, capacitação para um melhor desempenho individual no ambiente pessoal e de trabalho e o intercâmbio de pessoas, equipes e coletividades sobre a arte de ser resiliente, por meio de cursos, congressos e pesquisas que ofereçam sustentação ao trabalho de Gestores de Pessoas, Educadores e Pesquisadores.

Propósito

Ser reconhecida como altamente relevante cientificamente para que seus usuários concretizem novas concepções e mudanças duradouras na qualidade de vida pessoal, do trabalho, da educação, de equipes e das relações familiares.

Desde 2009 a SOBRARE tem participado das iniciativas de inúmeras empresas e universidades em projetos e pesquisas em RESILIÊNCIA que promovam a redução do stress e do adoecer com suas consequências prejudiciais à superação e ao bom desempenho. Para tanto a SOBRARE validou e elaborou seus assessment online que provêm resultados estatísticos dentro de um enquadre científico. Também se aprimorou em gerar relatórios direcionados para os públicos específicos em cada um das ferramentas de avaliação que permitem um planejamento de capacitação e treino exclusivos, sempre tendo como base os índices e indicadores dos próprios clientes.