Quem Somos

Home » Quem Somos

Nossa história

A SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência foi fundada em 2009, porém a nossa história começa em 2006. Abaixo, você pode conhecer um pouco mais de como foi esse princípio e fatos importantes que ocorrem ao longos dos anos.

No ano de 2006, George Barbosa defendeu sua tese de mestrado onde validou e fez uma adaptação de uma escala de resiliência americana para o contexto da sociedade brasileira. Essa escala foi denominada como “Questionário do Índice de Resiliência – RS/Barbosa”.

De 2006 em diante, foi percebido que a escala precisava de alguns reparos. Com alguns auxílios, a escala “Questionário do Índice de Resiliência – RS/Barbosa” foi deixada de lado e passou-se a ampliar e desdobrar as pesquisas para que em 2009 fosse lançada uma escala bem ajustada e refinada que é o Quest_Resiliência®. Nesse mesmo ano nasceu a SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência®, legalmente registrada na Receita Federal, CRP de São Paulo e demais órgãos fiscais como uma organização de atividades de gestão, assessoria, consultoria, orientação e assistência prestada ao sistema e ao processo educacional.

Esse ano foi muito importante para a SOBRARE, foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Resiliência na cidade de São Paulo, no auditório e salas da UNIFAI – Centro Universitário Assunção. O evento reuniu 13 palestrantes convidados, 5 instrutores de minicursos, 75 inscritos e 01 bolsista. Recebeu também 3 observadores, 8 integrantes da comissão e contou com o apoio de uma equipe de 13 monitores.

Também nesse ano foi lançada a metodologia do Coaching em Resiliência, que traz a formação de Coaching completa e possui uma metodologia inovadora que torna o aluno capacitado para desenvolver a resiliência em seus clientes para encontrar novos caminhos de sucesso e satisfação.

Ainda em 2012, foi estabelecida uma parceria com a Fundação Vanzolini (USP). A partir dessa parceria, a SOBRARE desenvolve junto a Fundação Vanzolini cursos para o desenvolvimento de lideranças.

No ano de 2013 dois eventos foram muito importantes. O primeiro foi a realização do 1º Fórum Internacional de Resiliência, que ocorreu em um dos locais mais importantes da cidade de São Paulo – Av. Paulista. O evento trouxe o tema “Resiliência promoção de Saúde – estratégias de como lidar com estresse no ambiente de trabalho” e trouxe duas principais atrações, Mr. Antoine Lopez (França) e Dra. Marisa Salanova (Espanha).

O segundo evento importante foi a criação de parceria com a ABRH-SP. A SOBRARE iniciou um grupo de estudo que aborda o tema da resiliência junto aos associados da ABRH-SP.

Foi realizado o 2º Congresso Brasileiro de Resiliência na cidade de São Paulo, no auditório e salas do Colégio Marista Arquidiocesano. Esse evento reuniu 5 palestrantes convidados, 6 instrutores de minicursos, 1 mesa redonda e 120 inscritos.

Também neste ano, foi criada a 1ª Semana Master de Resiliência. Esse evento trouxe a oportunidade de trazer um conteúdo totalmente online, rompendo a barreira da distância. Foram 12 palestras apresentadas em uma semana sem custo algum para os expectadores.

No início do ano foi criada a 2ª Semana Master de Resiliência, evento online com 10 palestras que foram apresentadas durante uma semana sem custo algum para os inscritos. Atualmente, a SOBRARE possui 879 associados, 45 publicações e um grande número de pesquisas que contaram com apoio técnico e financeiro da organização.

Missão

Nossa missão está baseada em três pilares que são fundamentais para a organização.

  • DESENVOLVER RESILIÊNCIA
  • COCRIAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
  • APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
  • Disseminar e promover o desenvolvimento da resiliência na perspectiva científica.
  • Cocriar com a sociedade práticas educativas que abordem a resiliência em suas várias possibilidades.
  • Apoiar com iniciativas de suporte técnico e financeiro a pesquisadores e agentes que promovem mudanças na sociedade por meio da metodologia da resiliência para o desenvolvimento social.

Visão

Em nossa visão descrevemos o que devemos conquistar para continuarmos com um crescimento sustentável e de qualidade.

  • PRODUTIVIDADE
  • RESPONSABILIDADE E INTEGRIDADE
  • FAZER A DIFERENÇA
  • Ser uma organização que oferece tecnologias, produtos e serviços para o desenvolvimento científico e social, e, que ao mesmo tempo, ofereça conhecimento e valor aos seus associados.
  • Respeito, seriedade, profissionalismo e ética na coleta, organização e divulgação de suas pesquisas.
  • Engajamento social e ambiental, tanto nas práticas educativas quanto na intervenção, buscando ser a diferença que faz a diferença.

Valores

Esses são os valores que nos acompanham no dia-a-dia da organização.

  • Inovação e um mundo melhor
  • Fazer e divulgar ciência com responsabilidade
  • Paixão pelo trabalho e desenvolvimento colaborativo