Porquê conquistar saúde e bem-estar pode ser mais fácil do que você imagina


14/03/2016 | Publicado por SOBRARE | 2 Comentários


Você já passou por uma situação onde ouviu falar de saúde e bem-estar e logo pensou em práticas como yoga, pilates, academia, alimentação saudável, etc.?

O que não percebemos é que além dessas práticas existem algumas outras atitudes que podemos inserir em nosso dia a dia e que nos ajudam e muito a conquistar o bem-estar. A falta de bem-estar diminui a beleza do rosto, a alegria da alma e os anos de vida. Além de desgastar profundamente os relacionamentos.

Já está comprovado que praticar atividades físicas regularmente, ter uma boa alimentação ou dormir bem são atitudes que nos faz conquistar saúde e bem-estar. Mas, e se pensarmos que organizar o nosso espaço de trabalho 15 minutos antes de iniciarmos a nossa rotina pode nos trazer mais praticidade, menor tempo gasto procurando algum objeto, menor estresse, consequentemente maior bem-estar?

E se fizermos uma lista com todas as atividades que consomem muito a sua energia no dia a dia e começarmos a eliminar ou diminuir o tempo de que atribuímos a essas atividades?

Esses são pequenos exemplos para você entender que conquistar bem-estar pode ser muito mais fácil do que você imagina. Abaixo, vamos mostrar alguns outros exemplos que podem fazer diferença não apenas em nossa saúde como também em nosso emocional!

Bem-estar em seus relacionamentos

Se você acompanha o nosso blog, deve ter visto que no post 6 TED talks sobre equilíbrio emocional que você poderia assistir – (leia aqui) – nós selecionamos uma palestra que mostra que de acordo com um estudo, manter bons relacionamentos faz com que tenhamos maior bem-estar.

Identificar quais são as nossas atitudes que podem estar prejudicando os relacionamentos, ajudará a deixar de encontrar críticas apenas no outro(a). Conversar com alguém sobre as formas como nos relacionamos pode esclarecer em que pontos podemos nos aperfeiçoar.

Nos momentos de desavenças, é importante nos comunicarmos de forma clara e objetiva. Caso perceba que não será possível resolver tal problema, podemos sorrir e buscar combinar um outro horário ou dia para nos expressarmos. Nem sempre temos condições de resolver todas as questões, então o melhor é não desperdiçar nossas energias com algo que não há solução. Porém, não deixe nada por resolver.

Não tentamos mudar as pessoas para adequá-las ao nosso estilo ou nossa personalidade. É importante valorizar aqueles que estão ao nosso redor e aceitar o modo de ser de cada um.  Entendamos que, aceitar o outro, não necessariamente, significa aceitar tratamentos ruins, tenhamos essa clareza.

Bem-estar em seu interior

Como dito no início desse texto, muitas vezes pensamos no bem-estar e saúde do nosso corpo e acabamos por esquecer de cuidar de nossa mente. Porém, estamos constantemente passando por vários conflitos, estresse, problemas e isso torna necessário termos um momento de tranquilidade.

Sinta-se grato por alguma coisa ao final do seu dia. Podemos pensar em como foi nossa rotina para encontrarmos momentos bons e de aprendizado, lembrarmos de conversas que nos fizeram sorrir ou que nos tenham feito avaliar melhor uma determinada situação. É importante sentirmos gratidão por algo pelo menos uma vez ao dia.

Não podemos permitir sermos conhecidos por um estado de humor. Evite ser visto como temperamental ou pessimista. Caso isso aconteça, devemos relembrar os fatos que nos levaram até esse estado e que pensamentos esse estado desenvolve dentro de nós e nos outros que estão ao nosso redor. Por vezes, não somos capazes de resolver tal estado e precisamos de um profissional para nos ajudar.

Bem-estar em suas emoções

Peça para, pelo menos, duas pessoas de confiança dizerem o que eles mais gostam e o que é mais difícil em seu modo de ser. Nesse momento, evitamos ficar na defensiva e damos abertura para entender o modo como nos comportamos e em que isso nos beneficia ou prejudica.

Não experimente ou incentive o estresse “ruim” diariamente. Quando nos encontrarmos em uma situação de estresse, reorientamos nossos pensamentos e atividades para encontrarmos uma nova conduta.

É muito valioso nós encontrarmos um projeto ou atividade onde nos vemos envolvido emocionalmente.

Em nossa rotina, há espaços para a família e amigos demonstrarem amor e carinho? Se não, o ideal é encontrarmos um momento para reforçarmos esse comportamento.

Façamos uma lista de nossos ressentimentos passados. Procure algum amigo ou familiar de confiança e converse sobre essa lista. É importante reconhecermos esses ressentimentos e buscarmos nos livrar deles.

Bem-estar com seu corpo

Desenvolver consciência daquilo que acontece com o nosso corpo. Temos o costume de frequentar profissionais da saúde pelo menos uma vez ao ano? Nos preocupamos em fazer check-ups para termos conhecimento de como está funcionando o nosso corpo?

Ter uma rotina que envolva exercícios cardiovasculares e alongamentos, além de momentos de descanso. Podemos separar alguns minutos do dia para não pensar em nada, deixar que o nosso cérebro descanse para que os outros órgãos voltem ao seu estado normal. É preciso criar uma rotina que seja sustentável, não adianta querermos estabelecer ações que não serão possíveis de seguir a médio e longo prazo.

Por último, buscamos estar satisfeitos com o nosso corpo! Se há algo errado, encontramos uma forma de melhorar.

Desenvolver essas práticas podem demorar alguns minutos como podem demandar alguns dias. O importante aqui é você saber que pequenas atitudes como elaborar uma lista ou agradecer pelo seu dia podem transformar a nossa forma de viver.

Bem-estar e saúde precisam ser desenvolvidos em todos os aspectos e não apenas no corpo físico. Claro que o físico é importante, mas também precisamos estar atentos(as) as nossas emoções, relacionamentos e até em nós mesmos.

Ter esse olhar nos ajuda a desenvolver a nossa autoconfiança, otimismo, empatia, sentido de vida. Desenvolvemos diversas áreas de nossas vidas que nos fazem crescer de forma a estar melhor preparado para os embates da vida.

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts



2 Comentários

  1. José Estêvão Magro disse:

    Pequenas práticas e grandes conquistas! Estar bem consigo mesmo gera um ambiente propício para novas conquistas, promove uma percepção qualitativa dos eventos e fatos e ainda, disponibiliza energia extra para superar desafios.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *