O que não é Resiliência

Aqui no nosso blog, nós temos diversos posts que nos ensinam sobre o tema da resiliência. Porém neste post, nós vamos tratar sobre o que não é resiliência.

Para esclarecermos os detalhes, vamos trazer um exemplo real para ficar mais fácil de entender essa questão.

O que não é resiliência

O que não é resiliência – O resiliente matou a namorada?

Para quem não lembra é o atleta campeão paraolímpico que correu com próteses de fibra de carbono. Ele competiu na Olimpíada de Londres com atletas aptos. Ficou famoso, como o herói da superação de suas adversidades, foi exemplo de resiliência citado por jornalistas e curiosos.

Algumas semanas atrás ele matou a namorada com quatro tiros. Esse é mais um caso em que a partir da superação de adversidades num campo específico atribui-se à pessoa a condição generalizada de resiliência.

Mais uma vez é feita a confusão entre comportamento resiliente em um campo específico com uma característica genérica, como um traço de personalidade.

A resiliência não é genérica, ela é um comportamento e está sempre ligada a uma adversidade específica. Quando imaginada como genérica, a consequência grave é a pretensão de previsibilidade onde não há. Quem sofre é a ciência.

Com frequência vemos na grande imprensa o uso de resiliência como um atributo de personalidade.

Até mesmo “especialistas”, consultores e professores fazendo palestras, dando entrevistas na TV, escrevendo artigos, fazendo apresentações em congressos, dando treinamento em empresas se referindo a resiliência como um atributo da personalidade.

Parece um pensamento do século XVIII e XIX, refutado pela ciência, o vitalismo, como se a resiliência dependesse de uma imaginária força-vital metafísica. Infelizmente a popularidade do termo resiliência não é acompanhada do conhecimento conceitual.