5 livros sobre resiliência para você iniciar seus estudos nesse tema


16/03/2016 | Publicado por SOBRARE | Sem Comentários


Recebemos constantemente e-mails e mensagens das pessoas pedindo sugestões de livros sobre resiliência para estudar e aprender quais são os principais temas envolvidos com esse tema e de que modo é possível construir comportamentos de superação e ações para vencer as adversidades de forma mais segura e flexível.

Você provavelmente também tem interesse em receber esse tipo de informação, não?

É importante ressaltar que a resiliência é construída por diferentes elementos no decorrer de nossas vidas, elementos que constituem as nossas crenças e que por sua vez, estão diretamente ligadas aos comportamentos resilientes. No post [O que é Resiliência] abordamos os detalhes de quais são as crenças que estão relacionadas com a resiliência e de que maneira podemos promover mudanças quando o foco principal é a superação de um desafio.

No decorrer desse texto, vamos trazer para você algumas referências de livros sobre resiliência que possibilitam estudar e compreender determinados comportamentos resilientes e quais são os autores fundamentais para alcançar amplo conhecimento sobre o tema.

Os livros sobre resiliência indicados são mais direcionados para pessoas que buscam estruturar um trabalho científico, como monografias ou dissertação de tese. Mas, isso não quer dizer que todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento sobre a teoria da resiliência, não possam se beneficiar dos livros indicados nesse post.

Agora prepare o seu bloco de anotações e vamos conhecer essa lista!

Livros sobre resiliência

Indicações de livros sobre resiliência

1 – O treino cognitivo de controle da raiva – O passo a passo do tratamento

Organizadores: Marilda Emmanuel Novaes Lipp, Lúcia Emmanoel Novaes Malagris: (Editora Cognitiva)

Quando nós falamos de resiliência e da capacidade de organizar nossas crenças para dar conta das situações adversas, é importante ter a clareza de que algumas vezes os nossos comportamentos são regidos por uma carga alta de intolerância e raiva. Com isso, é saudável conhecer as características cognitivas que constituem esse sentimento e entender como é a dinâmica da raiva quando uma pessoa se depara com as situações de adversidade.

2 – Resiliência – Teoria e práticas de pesquisa em psicologia

Organizadores: Ceres Alves de Araújo, Maria Aparecida Mello, Ana Maria Galrão Rios, Dra. Mathilde Neder. (Editora Ítaca books)

Esse livro traz conhecimentos que são de alto interesse para o campo da Psicossomática e Psicologia Hospitalar, em qualquer dos ambientes em que se viva: nos hospitais, nas famílias, nas escolas ou nas comunidades em geral. Daí a importância de indicarmos esse livro para os estudos e desenvolvimento de trabalhos com a Resiliência. Estudos que, neste livro, mostram-se de significativa importância.

Os artigos apresentados exploram temas relativos aos ciclos de desenvolvimento humano, particularmente a infância e a velhice, explorando também temas como medidas em resiliência, psicoterapia por técnicas corporais, abordagem organizacional, além de temas relativos à expatriação e ética.

3 – Os patinhos feios

Autor: Boris Cyrulnik (Editora Martins Fontes)

Boris Cyrulnik (neuropsiquiatra, psicanalista e etólogo) desenvolveu o conceito de resiliência – capacidade humana de lidar com um sofrimento psíquico. Seu trabalho mostra que a resiliência não é uma competência individual, mas fruto dos vínculos positivos que uma pessoa tece com outras no interior de espaços de convivência sadios.

Os diferentes casos de resiliência nesse livro, são bem famosos. Mas, Boris Cyrulnik descobre aqui o que poderia ser com cada um de nós. Mostrando-nos como esse processo se instala já na primeira infância, com a tecedura dos laços afetivos e, depois, a expressão das emoções.

4 – Resiliência e psicologia positiva: Interfaces do risco a proteção

Organizadores: DEBORA DALBOSCO DELL’AGLIO, SILVIA HELENA KOLLER, MARIA A. MATTAR YUNES (Editora Casa do psicólogo)

Um livro obrigatório para conhecer as primeiras pesquisas científicas feitas no Brasil sobre o tema da resiliência. Pesquisas que buscam entender o que faz certas pessoas resistirem, lutarem sem perder a dignidade, capacidade de serem saudáveis. A prática profissional em contextos de pobreza e marginalidade faz surgir a necessidade de reflexões teóricas que denunciem o compromisso da psicologia com a classe dominante. Por isso, o livro é instigador da evolução da psicologia como ciência e profissão.

5 – Resiliência – Desenvolvendo e ampliando o tema no Brasil

Organizador: George Barbosa (Edição independente SOBRARE)

Um livro lançado em 2014 que traz um grupo de 14 artigos de profissionais e pesquisadores que abordam o tema da resiliência em diferentes perspectivas. O livro é dividido em 2 blocos, sendo o primeiro constituído por pesquisas realizadas de 2006 até 2009 e no segundo bloco são pesquisa atuais que trazem novos conceitos e estudos sobre pesquisas realizadas com o auxílio do Quest_Resiliência. Uma ferramenta desenvolvida pela SOBRARE para mensurar e mapear os modelos de crenças que constituem a resiliência.

Essas referências de livros sobre resiliência que apresentamos, poderão ajudar todos os interessados em aprimorar o seu conhecimento sobre o potencial de ter a resiliência nos momentos adequados, e de que modo essa habilidade tem tomado grande proporção de estudos e desenvolvimento em nosso país.

Claro que não existe apenas esses livros que abordam os conceitos da resiliência ou que tratam o tema em diferentes tipos de desdobramentos e cenários. Ter comportamentos resilientes e entender os benefícios desses comportamentos é desafiador para diversos autores e pesquisadores das ciências humanas, e vale muito  o estudo para aprofundar o seu conhecimento nas estratégias de superação e flexibilidade.

No site da SOBRARE, você pode efetuar o seu cadastro e ter acesso ao vídeo que gravamos com outras referências de livros sobre resiliência. Além desses que indicamos nesse texto, serão apresentados outros livros que podem lhe ajudar em sua pesquisa ou até mesmo para o próprio desenvolvimento de comportamentos resilientes.

É muito importante que você deixe o seu comentário, para que possamos juntos fomentar esse debate sobre diferentes livros encontrados no campo da resiliência.

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *