Ebook – Confirmação de cadastro > Ebook O que é resiliência2019-11-14T21:37:44+00:00

Tudo pronto para baixar o seu e-Book

Clique no botão verde logo abaixo para fazer o download.

Você pode aprofundar ainda mais o seu conhecimento
sobre resiliência

Provavelmente você já entende que resiliência é ter a competência de superar um forte desafio ou estresse de forma equilibrada ou flexível.

Mas afinal, que equilíbrio é esse?

Como desenvolver esse equilíbrio?

Dentro de alguns projetos organizacionais que trabalhamos na SOBRARE, promovemos o fortalecimento da resiliência principalmente nas situações de forte estresse e pressão emocional.

Situações onde é preciso EQUILIBRAR o desgaste das emoções para que uma equipe ou grupo possa preservar a saúde mental das pessoas e assim, desenvolver comportamentos maduros diante do estresse.

Quando estamos falando de equilíbrio e resiliência, é necessário ter atenção entre duas emoções principais na resiliência:

RAIVA e TRISTEZA.

Isso porque, quando estamos enfrentando uma situação de crise, temos a tendência de agir de forma descontrolada.

Na maior parte do tempo estamos respondendo com sobrecarga emocional nos sentimentos ligados a raiva, ou sentimentos relacionados com a tristeza.

Stress-no-TI

Vamos ver um exemplo:

Quando você está passando por uma discussão difícil, ou qualquer outra situação estressante, você tem a tendência de:

• Ser mais explosivo e agir com raiva e agressividade;

• Ou ter muita vontade de se esconder, ficar amargurado e sem ânimo para reagir de forma adequada.

São esses dois tipos de comportamento extremos que impedem você de ter uma mentalidade e um olhar resiliente sobre a situação.

Dessa forma, você terá maior dificuldade de encontra EQUILÍBRIO para enfrentar o estresse e sair do conflito de modo maduro e saudável.

Tem uma história muito antiga que exemplifica esse olhar que você precisa ter sobre o estresse e sobre a nossa forma de agir.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Imagine que estamos na era das cavernas, ainda nos tempos dos primatas, e você está parado na frente de um grande lago.

Ao seu lado, tem outra pessoa da tribo, e vocês estão pescando na beira desse lago tranquilamente.

De repente, quando seu colega olha pra trás, percebe que está se aproximando rapidamente um tigre, e não há mais tempo para correr e se esconder.

Nesse momento, ou você parte para cima do tigre e luta com todas as suas forças ou você trava e fica congelado de medo até o momento em que será atacado pelo predador.

Nessa breve parábola, podemos perceber algumas representações importantes para esse contexto.

O tigre, expressa as situações de estresse que vivemos em alguns momentos de nossas vidas.

Captura de Tela 2019-01-23 às 17.23.27

Por ser na era dos primatas, o ser humano não tinha como articular seus pensamentos para encontrar uma estratégia de escapar dessa situação desafiadora, com segurança.

Por instinto próprio, ou você partia pra cima da fonte de estresse (RAIVA), ou você congelava e esperava ao ataque (TRISTEZA) que está prestes a acontecer.

Esse foi um exemplo simples para ilustrar como nossa mente/cérebro trabalha com nossas emoções primárias ou básicas.

Com o avanço da humanidade, hoje não temos um tigre correndo atrás de nós.

Mas, temos inúmeras situações de estresse, conflitos e desafios que colocam essas duas emoções e comportamentos em alerta.

O agravante é que esse tipo de emoção se torna um padrão de resposta na vida das pessoas.

Como se já fosse automática a forma de agir.

Resiliencia-no-Face

Portanto, dentro desse exemplo, essa pessoa pode se tornar prisioneira da raiva ou da tristeza, e dessa forma comprometer também a expressão de outras emoções.

Desenvolver uma mentalidade resiliente é estar muito atento ou atenta a esse padrão de COMPORTAMENTO que você pode ter ao enfrentar algo desafiador.

Se você for aquele tipo de pessoa que ataca o estresse e luta de forma explosiva, pode ser que você vença o desafio que está enfrentando, mas sairá dessa situação com muitas feridas, podendo machucar outras pessoas que estão em sua volta.

Do outro lado, se o seu COMPORTAMENTO for de submeter-se demais ao estresse e acatar de forma passiva e sem coragem suficiente para reagir, de um modo saudável, vai colocar você em uma situação de vulnerabilidade, com emoções de tristeza, angústia e profundo desânimo.

Ambos os excessos de emoções, podem causar graves consequências para você se reestruturar e lidar de maneira positiva com os desafios da vida, no amanhã.

Percebe que desenvolver a sua resiliência e ser resiliente nos momentos em que é preciso, é principalmente ter um olhar estratégico sobre o estresse para entender de que forma você está reagindo a essa situação.

Mas como desenvolver esse olhar estratégico para ter resiliência?

Todos nós temos a capacidade de desenvolver hábitos que fortalecem a nossa resiliência e ajudam a equilibrar nossas emoções extremadas.

Até mesmo as pessoas que nunca tiveram algum tipo de contato com essas informações.

A resiliência é algo que aprendemos ao longo da vida e cada vez que você se prepara para fortalecer o seu equilíbrio emocional, mais frequentes serão os seus comportamentos resilientes.

Além do entendimento que apresentei nesse e-mail de hoje, quero fazer um convite para você conhecer o novo material que preparamos sobre comportamentos de resiliência.

Trata-se de uma Apostila que explica os conceitos básicos da resiliência e como podemos enfrentar as situações de estresse com mais equilíbrio e saúde mental.

Mocap_001

De R$35,00
por apenas R$24,90

Aqui está exatamente o que você vai encontrar nessa Apostila:

# Aprender novas formas de repensar sobre a sua resiliência

# Conhecer os impactos que são causados pelo estresse

# O que é o sentido de vida dentro da resiliência

# Desenvolver as 8 áreas que são fundamentais na resiliência

# Realizar um exercício prático para fortalecer a sua resiliência

Caso você não fique satisfeito com a Apostila-ERA, vamos devolver 100% do seu valor investido em até 7 dias

Basta enviar um e-mail nesse período para nossa equipe com seu pedido de reembolso e tudo estará resolvido para sua satisfação garantida.