Como o Pesquisador Acadêmico pode ter acesso ao Quest_Resiliência


13/04/2016 | Publicado por SOBRARE | Sem Comentários


É um enorme prazer compartilhar esse texto com você. A SOBRARE tem dedicado um carinho muito grande em proporcionar o apoio e suporte aos projetos e estudos científicos que são relacionados com o estudo dos comportamentos resilientes.

Sabemos o quanto é importante elevar a qualidade do conhecimento sobre esse tema, que ainda é muito recente no Brasil, e aprimorar o levantamento dos dados e informações relacionadas ao desenvolvimento da resiliência, que proporcionam entender como uma pessoa pode encontrar recursos internos para se posicionar através de comportamentos de equilíbrio e superação diante das diferentes adversidades.

Assim, o meio acadêmico avança em seu crescimento de pesquisas, com o propósito de contribuir cada vez mais com novas técnicas e novos conhecimentos, que abrem novos caminhos para o desenvolvimento dos comportamentos flexíveis e resilientes.

Diante desse cenário de oportunidades, desenvolvemos esse texto para incentivar e fomentar as iniciativas de trabalhos científicos e esclarecer de que modo a SOBRARE pode apoiar e ajudar os projetos que pretendem estudar as características da resiliência.

Aproveite essa leitura para aprender sobre:

  • Como a SOBRARE pode auxiliar nos projetos acadêmicos?
  • Como é possível solicitar o Quest_Resiliência para projetos acadêmicos?
  • Qual a documentação necessária para solicitação do Quest_Resiliência?
  • Como gerenciar a aplicação do Quest_Resiliência?

Panorama geral dos projetos desenvolvidos

Um dos principais objetivos da SOBRARE é ser relevante no suporte e orientações em projetos científicos, de pesquisadores que tenham interesse em desenvolver alguma pesquisa com foco em resiliência.

Temos como objetivo, subsidiar a fundamentação teórica e estatística das pesquisas com cunho acadêmico. Ao decidir por desenvolver um projeto de pesquisa com foco em resiliência, tanto alunos em fase de TCC como pesquisadores de Mestrado ou Doutorado têm acesso ao subsídio da fundamentação teórica e estatística, apoio e orientação na construção de seu projeto científico.

Nossa equipe está empenhada em possibilitar aos pesquisadores, o mapeamento, estruturação e analise dos dados coletados dentro de uma perspectiva qualitativa ou quantitativa, favorecer a realização de um amplo mapeamento estatístico das crenças que estruturam e constituem os comportamentos resilientes, por meio do Quest_Resiliência.

A iniciativa de prestar esse suporte ao meio acadêmico teve início no ano de 2010, e já foram diversos projetos desenvolvidos com os resultados que o Quest_Resiliência proporciona. Nosso time de suporte tem orgulho de dizer que já auxiliou:

  • 4 Doutorado;
  • 5 Mestrados;
  • 17 TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).

Os números apontam o crescimento do interesse por pesquisas e estudos científicos das habilidades da resiliência. Nessa perspectiva, nossa equipe enxerga grandes oportunidades de incentivar e apoiar ainda mais essas iniciativas de pesquisadores que têm interesse em trabalhar com os estudos para o desenvolvimento de comportamentos resilientes.

Recursos que a SOBRARE disponibiliza aos acadêmicos

O pesquisador (a) para realizar sua pesquisa em resiliência pode solicitar o acesso ao Quest_Resiliência, que visa mapear e identificar as crenças que determinam os comportamentos resiliente.

A escala não é um teste psicológico e sim um instrumento de avaliação comportamental, aplicado sempre no formato on-line de modo simples e prático. Já publicamos em nosso blog um post que aborda todos os detalhes desse instrumento.

Desta maneira, os pesquisadores têm condições de obter documentos que apresentam o levantamento dos resultados coletados das atitudes comportamentais de uma pessoa ou equipe, quando enfrenta situações adversas ou de um forte e contínuo estresse.

Proporcionamos a possibilidade dos pesquisadores, realizar o mapeamento e trabalhar a escala dentro dos cenários: Ambiente de Trabalho, Cotidiano de Vida e/ou Adolescentes.

Aos pesquisadores que efetuam o mapeamento da resiliência por meio do Quest_Resiliência, disponibilizamos o acesso aos relatórios individuais do grupo em estudo e as tabelas estruturadas com os resultados obtidos ao longo da pesquisa efetuada.

Trata-se de relatórios e tabelas, que apresentam os resultados de forma organizada e simples, que facilitam a análise do estudo de acordo com o objetivo de cada projeto de pesquisa em resiliência.

Os documentos entregues são:

  • Relatório Individual do Respondente,
  • Tabela do levantamento Sociodemográfico,
  • Tabela das Categorias e Índices da Resiliência.

Como os pesquisadores podem solicitar o acesso ao Quest_Resiliência?

Atualmente o instrumento mais assertivo para mapear a Resiliência de uma pessoa ou de um grupo é a escala de resiliência denominada “Quest_Resiliência“. Através dos dados obtidos, é possível compreender o tipo comportamental de superação que cada sujeito apresenta, quando diante de situações de adversidades e de uma situação de forte e contínuo estresse.

Pessoas que apresentam consistente resiliência em seus comportamentos e atitudes, desenvolvem a capacidade de superação ao harmonizarem os pensamentos de modo adequado aos comportamentos, tornando-se mais flexíveis e amadurecidas no enfrentamento das adversidades e desafios.

A escala de resiliência – Quest_Resiliência, é um instrumento que permite mapear qual é a atual condição de resiliência em que uma pessoa se encontra, e evidencia quais os pontos e áreas devem ser desenvolvidos.

Para ter acesso ao instrumento de mensuração da resiliência e aplicá-lo dentro de um projeto de pesquisa, é necessário que o aluno esteja ligado e matriculado em algum curso universitário. Ou seja, o aluno precisar ter vínculo com uma universidade, e também ter um(a) orientador(a) responsável pelo andamento do projeto.

Atendendo esses critérios citados acima, bata o pesquisador/aluno enviar um e-mail para faleconosco@sobrare.com.br e solicitar a documentação necessária para solicitar o acesso ao Quest_Resiliência.

Nossa equipe de suporte aos projetos acadêmicos irá enviar ao solicitante 02 documentos que devem ser preenchidos junto ao orientador(a) do projeto, informando os dados básicos da pesquisa e os dados dos responsáveis pelo projeto, também será informado nesses documentos a quantidade de questionários que o projeto espera receber. (Não existe um limite para solicitação de questionários, porém, a SOBRARE irá avaliar detalhadamente a necessidade de cada solicitação para aprovar o pedido).

Assim que a documentação for aprovada, o pesquisador terá uma área de gestão da pesquisa dentro do site da SOBRARE, que possibilita acompanhar e gerenciar todos os dados dos questionários e os resultados que vão sendo gerados.

É muito importante ressaltar nesse post que o Quest_Resiliência é um instrumento de aplicação online, não existe a possibilidade de aplicá-lo no formato impresso.

Como gerenciar a aplicação do Quest_Resiliência?

Depois de providenciar a documentação necessária para solicitar o instrumento e ter a aprovação da SOBRARE, é hora de colocar a mão na massa!

Como já esclarecemos no tópico acima, esse é um instrumento totalmente online, e toda a gestão do processo de pesquisa de campo, ou seja, aplicação do questionário será realizada dentro do site da SOBRARE. O pesquisador terá dentro da sua “Área de Associado” os códigos e senhas que foram solicitados para repassar aos participantes de sua pesquisa. Assim é possível ter o controle das pessoas que já responderam o questionário, das pessoas que ainda não responderam e dos códigos que ainda estão disponíveis para serem utilizados.

Depois que todos os participantes responderam ao Quest_Resiliência, ou no momento em que o pesquisador definir que é o termino da sua pesquisa de campo, serão gerados todos os relatórios, planilhas e tabelas dentro da plataforma da SOBRARE, assim o pesquisador pode ter acesso de modo simples e rápido de todos os dados e informações que foram geradas ao longo da aplicação do instrumento.

Com os dados em mão, os pesquisadores junto aos seus orientadores, poderão estruturar todas as análises que são necessárias para argumentar e debater sobre os resultados encontrados.

É importante ressaltar que a SOBRARE, não é responsável pelo cruzamento e tabulação dos dados, esse processo é responsabilidade do pesquisador junto ao seu orientador, pois depende muito dos objetivos e propósitos evidenciados em cada projeto.

Caso você tenha interesse de efetuar o seu projeto de TCC ou pesquisa de Mestrado ou Doutorado, no âmbito da resiliência, entre em contato com nossa equipe e vamos trabalhar juntos no desenvolvimento do seu projeto.

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *