Cuidado com as suas Emoções Automáticas

No ritmo frenético no qual vivemos na vida profissional, é cada vez maior o número de pessoas que estão desgastadas profundamente com situações de crise, exaustão emocional e fortes cobranças sobre os seus resultados.

O grande desafio é entender como é possível aguentar toda essa pressão sem perder o controle emocional, e sofrendo menos com os impactos negativos.

Em uma situação de estresse, enfrentamos nossos desafios de forma muito imatura (mesmo sendo forte, mantendo a nossa garra, buscando meios de superar os nossos desafios), acabamos reagindo ou tendo comportamentos desorganizados, confusos e muitas vezes sem inteligência.

Não basta der forte e ter persistência, provavelmente você percebeu que ser resiliente, é principalmente ter um olhar estratégico e inteligente sobre uma situação de estresse.

Mas, como podemos fortalecer os nossos comportamentos de resiliência?

Quando éramos crianças em fase de crescimento, e nos deparamos em uma situação de perigo, nós criamos uma reação ou ação para respondermos ao perigo.

Essa resposta surgiu como uma forma de nós protegermos da ameaça externa, isso é o que chamamos de emoções automáticas, ou seja, são aquelas emoções que temos quando estamos enfrentando uma situação de perigo.

Na vida adulta, quando nos deparamos com uma situação de perigo, uma situação estressante, temos a tendência de agir e reagir com os mesmos comportamentos e emoções que usávamos em nossa fase de crescimento, quando éramos crianças.

Quando o uso da emoção automática se intensifica, você tem um risco maior de ficar vulnerável, porque como as emoções negativas ficam a flor da pele, você acaba sobrecarregando essas reações e se tornando mais reativo as situações, podendo perder até o controle, produtividade e o engajamento no trabalho, você começa a desanimar daquele projeto ou daquele departamento que você está envolvido.

As emoções automáticas têm duas características, a primeira delas é:

Uma carga emocional de raiva, então são aquelas pessoas que tendem a atacar uma situação de estresse, elas reagem de uma forma mais explosiva, são aquelas pessoas que chamamos de pavio curto, elas têm um comportamento mais intolerante nas situações e o comportamento dela é carregado de emoções de raiva.

A outra característica, é a carga emocional de tristeza.

São aquelas pessoas que ficam abaladas emocionalmente, tendem a chorar quando estão em uma situação de muito estresse, e não conseguem controlar o seu corpo. Começam a tremer, a garganta trava, são pessoas que sobrecarregam as emoções de tristeza.

Essas pessoas tendem a ter um COMPORTAMENTO mais passivo diante do estresse.

Essas emoções as vezes não condizem com a nossa PERSONALIDADE, por exemplo, uma pessoa que é mais tímida e introvertida, dentro de uma situação de estresse, pode agir de forma explosiva e perder o seu controle emocional.

Ou seja, nossas emoções automáticas acontecem principalmente nos momentos de estresse e não tem relação com a nossa personalidade.

Então vamos ver se você entendeu!

Imagine que você foi convidado para uma reunião emergencial, e está faltando apenas 15 minutos para você ir embora.

Você já está ali desligando todas as coisas, guardando seu material de trabalho, se preparando para ir embora, quando você é convocado(a) para uma situação emergencial.

Qual comportamento você acredita que será automático em você?

Essa profissional que já fica furiosa logo de cara, e explode com a situação.
Ou você é essa outra profissional que já fica com apática, se vê numa situação vulnerável e quer fugir de qualquer jeito.

Para concluir essa análise sobre comportamentos de resiliência, podemos dizer que, o que vai fortalecer a sua mentalidade resiliente, é estar atendo a essas duas emoções.

Principalmente quando você estiver em uma situação de forte estresse.

Como demonstramos, você precisa buscar conhecimento para entender como será o seu equilíbrio entre essas duas emoções. Ter clareza dos seus pensamentos automáticos, e saber que existem situações onde vamos precisar reagir com emoções de raiva, em outros momentos com emoções de tristeza.

Isso não quer dizer que você vai ser uma pessoa mais coerente em todos os momentos turbulentos, que você está ali no meio do conflito e nada te atinge, ou te abala.

Muito pelo contrário, você será impactado(a) pela pressão, pelo estresse, mas tendo a convicção de que o impacto negativo será menor, quando você começa a refletir e entender essas duas cargas emocionais.

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2019-03-08T23:57:52+00:00

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