6 TEDs talks sobre equilíbrio emocional que você deveria assistir


07/03/2016 | Publicado por SOBRARE | Sem Comentários


Equilíbrio emocional e resiliência são dois temas que estão sendo constantemente discutidos e que precisam ser desenvolvidos em todos nós. Nas palestras que você verá a seguir, esses temas são tratados sobre diferentes perspectivas. Trouxemos seis palestras para você assistir e em nenhuma delas você irá escutar a palavra “resiliência”, porém se você estiver atento irá perceber que os conceitos da resiliência estão presentes em todas.

Todas as palestras foram apresentadas em um evento TED. Esse é um evento que busca discutir áreas que moldam coletivamente o nosso mundo, apresentando ideias importantes de temas que são essenciais para a sociedade e o principal, conectando e explorando todos eles.

Lembrando que os vídeo já trazem a legenda em português. Confira a nossa seleção de palestras e aproveite!

1) Robert Waldinger: O que faz uma boa vida? Lições do mais longo estudo sobre a felicidade

O que nos mantém feliz e saudável com o passar da vida? Se você acha que é fama e dinheiro, você não está sozinho – mas, de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger, você está enganado. Como o diretor de um estudo de 75 anos sobre o desenvolvimento adulto, Waldinger tem acesso sem precedentes a dados sobre a verdadeira felicidade e satisfação. Nesta palestra, ele compartilha três importantes lições aprendidas com o estudo, bem como alguns conselhos sobre como ter equilíbrio emocional e construir uma vida plena e longa.

2) Dan Gilbert: A ciência surpreendente da felicidade

Dan Gilbert, autor de “Tropeçando na Felicidade”, desafia a ideia de que vamos ser infelizes se não conseguirmos o que queremos. O nosso “sistema imunológico psicológico” permite-nos sentir verdadeiramente feliz, mesmo quando as coisas não saem como planejado.

3) Guy Winch: Por tudo o que precisamos para a prática de primeiros socorros emocional

Vamos ao médico quando sentimos gripe ou uma dor muito forte. Então por que não vamos em um profissional da saúde quando sentimos dor emocional: a culpa, a perda, a solidão? Muitos de nós não lidamos com questões comuns sobre a nossa própria saúde psicológica, diz Guy Winch. Para Guy, é necessário que nós tenhamos a prática da higiene emocional – cuidar de nossas emoções, nossas mentes, reorganizar as nossas crenças com a mesma frequência que nós cuidamos de nossos corpos.

4) Nadine Burke Harris: Como traumas de infância afetam a nossa saúde mental e física durante a vida

A pediatra Nadine Burke Harris explica que o estresse repetido de abusos, negligências e problemas com pais que abusam de substâncias tem efeitos reais e tangíveis sobre o desenvolvimento do cérebro. Isto se desdobra em toda uma vida! Quanto pode ser prejudicial a nossa saúde emocional e física quando atribuímos significados com maior ou menor rigidez a uma crença que organizamos a partir de uma experiência de vida?

5) Andy Puddicombe: Tudo o que precisamos é de 10 minutos conscientes

Quando foi a última vez que você fez absolutamente nada durante 10 minutos? Nada de verificar suas mensagens de texto, falar ou mesmo pensar? Especialista em Mindfulness, Andy Puddicombe descreve o poder transformador de fazer exatamente isso: Refrescar a sua mente durante 10 minutos por dia, simplesmente para estar consciente e experimentar o momento presente. (Não há necessidade de incenso ou ficar sentado em posições desconfortáveis.)

6) Tony Robbins: Por que fazemos o que fazemos

Tony Robbins discute as “forças invisíveis” que motivam as ações de todos. Por que nós fazemos o que fazemos? Por que tomamos certas atitudes em nossas vidas que muitas vezes sabemos que não seria a atitude adequada? O que molda a nossa vida e como romper comportamentos limitantes ou ter o controle de nossas decisões?

Essas são algumas palestras que indicamos a você, mas vale ressaltar que no site do TED existem centenas de outras palestras que abordam o tema do equilíbrio emocional assim como diversos outros que estão ligados a questões pessoais, profissionais, familiares e sociais. Vale a pena conferir!

E você, gostou das nossas indicações? Existe algum outro que você conheça sobre equilíbrio emocional e que não trouxemos aqui?

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *