1° Congresso Mundial sobre Resiliência

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Junho de 2012 a SOBRARE esteve participando do 1° Congresso Mundial sobre Resiliência em Paris (FR).

Por que um congresso mundial de resiliência? Cerca de 30 anos já se passaram se fazendo pesquisas sobre resiliência e ainda não havíamos tido um congresso reunindo cientistas de todo o mundo. Boris Cyrulnik propiciou essa oportunidade.

O debate entre cerca de 150 cientistas do Canadá, USA, Europa, África, Ásia e América do Sul foi um marco no desenvolvimento do tema resiliência. Houve diversas apresentações sobre o conceito, as possíveis metodologias de intervenção ou promoção e a pesquisa científica tanto nos ambientes escolares, clínicos, esportivos e no profissional.

A SOBRARE se fez presente com uma equipe apresentando sua metodologia principal “A Abordagem Resiliente” onde expôs aos cientistas como atua no Brasil. O foco principal da exposição foi que a promoção de resiliência pode ser realizada por meio de um mapeamento estatístico dos mapas de crenças e de ações que reorganizem as vulnerabilidades cognitivas identificadas nesses mapas mentais.

O resultado da apresentação foi o início de diálogo sobre projetos científicos com uma universidade em Barcelona (Espanha) e outra em Lisboa (Portugal).

Um grande salto para a consolidação do tema resiliência como uma área científica.

George Barbosa

Graduação em Pedagogia, em Psicologia, Mestrado, Doutorado com ênfase em Psicossomática na PUC de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE). Coach certificado nas modalidades de Coaching Cognitivo de vida, Neurocoaching, Coaching Ontológico e organizador do Coaching em Resiliência.
follow me