1° Congresso Mundial sobre Resiliência


03/07/2012 | Publicado por SOBRARE |


Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Junho de 2012 a SOBRARE esteve participando do 1° Congresso Mundial sobre Resiliência em Paris (FR).

Por que um congresso mundial de resiliência? Cerca de 30 anos já se passaram se fazendo pesquisas sobre resiliência e ainda não havíamos tido um congresso reunindo cientistas de todo o mundo. Boris Cyrulnik propiciou essa oportunidade.

O debate entre cerca de 150 cientistas do Canadá, USA, Europa, África, Ásia e América do Sul foi um marco no desenvolvimento do tema resiliência. Houve diversas apresentações sobre o conceito, as possíveis metodologias de intervenção ou promoção e a pesquisa científica tanto nos ambientes escolares, clínicos, esportivos e no profissional.

A SOBRARE se fez presente com uma equipe apresentando sua metodologia principal “A Abordagem Resiliente” onde expôs aos cientistas como atua no Brasil. O foco principal da exposição foi que a promoção de resiliência pode ser realizada por meio de um mapeamento estatístico dos mapas de crenças e de ações que reorganizem as vulnerabilidades cognitivas identificadas nesses mapas mentais.

O resultado da apresentação foi o início de diálogo sobre projetos científicos com uma universidade em Barcelona (Espanha) e outra em Lisboa (Portugal).

Um grande salto para a consolidação do tema resiliência como uma área científica.

George Barbosa

SOBRARE

SOBRARE

Sociedade Brasileira de Resiliência, compartilhando conhecimento em resiliência e trazendo recursos necessários para que pessoas e organizações superem suas adversidades.

Mais posts